Mais características do curso
:
- Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
- Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.
:
Comércio
Comércio
Destinatários
:
18
:
65
:
1º ciclo (4º ano)
1º ciclo (4º ano)
:
Delegações
- Lisboa
- Coimbra
- Évora
- Braga
- Castelo Branco
- Vila Real
- Beja
- Bragança
- Guarda
- Leiria
- Portalegre
- Santarém
- Setúbal
- Viana do Castelo
- Viseu
- Porto
- Aveiro
Módulos
Nome | Conteúdo |
---|---|
UFCD - 0403 - Relacionamento Interpessoal
|
Relacionamento interpessoal
Principais interlocutores: - Internos - Marketing - Vendas - Produção - Finanças - Investigação & Desenvolvimento - Externos - Clientes - Fornecedores - Transportadores Factores pessoais - Auto estima e afiliação - Motivação - Realização pessoal e profissional Factores organizacionais - Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda - Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos - Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor Factores relacionais - Rigor / objectividade - Eficácia e assertividade - Empatia e disponibilidade - Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar - Recolher contributos das entidades envolvidas - Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade Comunicação escrita e oral - Conteúdos e língua - Linguagem corporal - Estilos de linguagem - Ajustar a linguagem ao objetivo da informação - Clara seleção e identificação dos destinatários - Escolha do formato a utilizar - Formas de arquivo |